17 de jul de 2012

Maior complexo eólico da Ámerica Latina (Bahia)

 
O complexo eólico Alto Sertão I, maior empreendimento gerador de energia a partir dos ventos da América Latina, foi inaugurado nesta semana na Bahia. 

O investimento, de R$ 1,2 bilhão, vai aumentar em quase 30% a matriz eólica do país. O Brasil gera atualmente
1GW de energia eólica. Sozinho, o empreendimento da Renova Energia vai gerar mais 294 MW. 

Segundo a empresa responsável pela iniciativa, a energia gerada pelo complexo é suficiente para garantir o consumo de uma cidade de 2,16 milhões de habitantes --540 mil residências, considerando-se uma média de quatro pessoas por domicílio. 


No Brasil, a energia eólica representa apenas 0,8% da matriz energética. Em 2020, a previsão é que esse percentual chegue a 7%.
Estão em operação hoje no país 59 parques eólicos, mas, nos últimos dois anos, 141 novos empreendimentos foram contratados pelo governo federal, ao custo de R$ 16 bilhões. 

ALTO SERTÃO I
Espalhado por três cidades do Estado e formado por 14 parques e 184 aerogeradores, o complexo eólico Alto Sertão I está localizado no sudoeste da Bahia, nos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã.
Inaugurado na segunda-feira, ele foi construído em 17 meses por mais de 1.300 funcionários, entre próprios e terceirizados, segundo a empresa.
A inauguração contou com a presença do governador do Estado da Bahia, Jacques Wagner. 

INVESTIMENTOS FUTUROS
Mathias Becker, diretor-presidente da Renova Energia, disse na inauguração que a empresa está estudando "um projeto para desenvolver energia solar complementar à eólica" no local e que as obras do próximo complexo eólico devem começar "já em setembro deste ano".
Seis novos parques eólicos serão inaugurados em 2013 (com capacidade de 163MW de potência instalada) e outros nove em 2014 (para gerar até 212MW), diz a companhia. 

RENOVA ENERGIA
A empresa, que realizou seu IPO (oferta pública inicial de ações, na sigla em inglês) em julho de 2010, é a primeira dedicada à geração de energia renovável listada na Bovespa.
Segundo a assessoria de imprensa da Renova, desde sua abertura de capital até janeiro deste ano, as ações tiveram uma valorização de cerca de 74,3%. 

Folha de São Paulo (on line) 12/07/2012 - 17h15

Um comentário:

  1. Awesome blog! Is your theme custom made or did you download it from
    somewhere? A theme like yours with a few simple tweeks would really make my blog stand out.
    Please let me know where you got your theme.

    Thanks a lot

    Feel free to visit my page - savannas

    ResponderExcluir